CNH Digital


4MOVE ORIENTA SEUS PARCEIROS


Como diferencial no mercado, a 4Move procura parcerias para facilitar a vida dos motoristas e taxistas que trabalham dentro da sua Plataforma.
Montamos um tutorial mostrando como o parceiro tira sua CNH Digital. Qualquer dúvida, preencha o formulário que entraremos em contato com você.

CONCEITOS GERAIS

A CNH Digital é uma representação digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação - CNH, com a mesma validade do documento em papel. Com a versão digital, a CNH tornou-se o primeiro documento brasileiro de identificação civil com representação múltipla (impressa e digital).

A CNH, como documento de identificação, pode ser verificada sem acesso à internet, usando o aplicativo oficial do Denatran. A verificação, por meio de qualquer outro aplicativo que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CNH. Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação.

A cópia impressa da CNH Digital, mesmo com a assinatura digital do Detran, tem apenas o valor de cópia autenticada e, portanto, não substitui a CNH impressa como documento de habilitação para condução de veículos. Apenas o aplicativo CNH Digital desenvolvido pelo Serpro pode substituir a carteira de habilitação impressa.

Se o órgão ou entidade de fiscalização do Sistema Nacional de Trânsito registrar a retenção da CNH impressa na base nacional (Registro Nacional de Condutores Habilitados - Renach), a versão digital será automaticamente bloqueada.

PASSO A PASSO

Para obter a CNH Digital, é necessário atender a dois requisitos:
  1. A CNH papel deve ter o QR Code (ou seja, ter sido emitida a partir de 01/05/2017);
  2. O Detran emissor da sua atual CNH deve aderir ao sistema CNH Digital, conforme Resolução Contran nº 598/2016. O prazo para adequação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), conforme a resolução citada, é até 01 de julho de 2018.
Atendendo a esses requisitos, devem ser realizados cinco procedimentos:
  1. Cadastro no Portal do Denatran (sistema CNH Digital);
  2. Confirmação dos Dados/Validação, através do certificado digital, ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  3. Gerar Código de Ativação (procedimento realizado no Portal do Denatran);
  4. Instalar o aplicativo "CNH Digital" no seu smartphone (telefone celular);
  5. Gerar senha (PIN).
1. CADASTRO

Para acessar/utilizar os sistemas do Denatran, como por exemplo CNH Digital ou SNE - Sistema de Notificação Eletrônica, primeiramente é necessário cadastrar-se no Portal de Serviços Denatran.
Acesse o site: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro

2. CONFIRMAÇÃO DOS DADOS

Caso você não queira se dirigir até o Detran da sua região, basta você ter um certificado digital válido para se cadastrar no portal do Denatran.


3. ATIVAÇÃO

Para validar os seus dados com o Certificado Digital, não será necessário ir pessoalmente ao Detran da sua jurisdição, ou seja, todo o procedimento é realizado eletronicamente. Muito mais rápido e fácil!

Caso não tenha o Certificado Digital, será necessário realizar o login utilizando o CPF e senha, e, em seguida, dirigir-se ao Detran da sua jurisdição para a validação dos dados (número da CNH e número do telefone celular).

Depois de atualizar seus dados (com o Certificado Digital ou indo até o Dentran) você poderá obter o código de ativação pelo site do Denatran. Esse código faz a ligação entre o sistema e o seu dispositivo móvel (telefone celular) e o sistema CNH Digital. Tem validade de 48 horas e somente o último código gerado é válido.

4. INSTALAR O APLICATIVO

A instalação é gratuita do aplicativo "CNH Digital", desenvolvido pelo Serpro, em um aparelho celular que utiliza o sistema operacional Android ou iOs.
  1. Baixe o aplicativo para Android (Clique Aqui)
  2. Baixe o aplicativo para iOs (Clique Aqui)

5. GERANDO O PIN DENTRO DO APLICATIVO DO SEU SMARTPHONE 

Esta funcionalidade, que permite ativar seu dispositivo móvel para uso do aplicativo "CNH Digital", é efetivada diretamente no seu smartphone. Para que o usuário realize essa ativação é necessário, previamente, a geração do código de ativação no Portal de Serviços do Denatran, além da instalação do aplicativo "CNH Digital". 

Esta ativação é realizada apenas 1 (uma) vez , a não ser que você bloqueie ou adquirira um novo aparelho celular. 

O cadastro de PIN (Personal Identification Number) gerará uma senha com 4 (quatro) dígitos para acesso ao documento CNH Digital. 

Somente será possível realizar o cadastro de PIN após ativar o seu dispositivo móvel.

TUTORIAL COMPLETO

Clique na Imagem para Acessar o Tutorial do DENATRAN

Postagens mais visitadas

Suporte 4Move - Sede (SP)

Aplicativo 4Move para iPhone

Aplicativo 4Move para Android

Acessar Cartão de Visita